Curitiba terá dois novos binários a partir desta semana

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Dois novos binários começam a funcionar nesta semana nos bairros Portão e Vila Hauer com o objetivo de melhorar a fluidez e diminuir congestionamentos nas duas regiões. Na terça-feira (25 de junho), as Ruas João Soares Barcelos e Oliveira Viana, no Hauer, passam a ter sentido único. A alteração começa a valer a partir das 11h da manhã.

O motorista que estiver na Rua João Soares Barcelos, na quadra entre a Waldemar Kost e a Alcino Guanabara, poderá seguir apenas no sentido Parolin. Já a alteração na Oliveira Viana será entre a Waldemar Kost e a Irmã Flávia Borlet e o motorista poderá seguir apenas no sentido Alto Boqueirão.

A superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella, diz que para o futuro a intenção é estender o binário até a Rua Valdemar Loureiro de Campos, o que deve melhorar ainda mais a fluidez na região.

Na quarta-feira (26 de junho), o sentido único de circulação será no Portão na Rua João Bettega, que recebeu asfalto novo e passará a fazer binário com a Rua Luiz Parigot de Souza, pela extensão de 800 metros. Com a alteração, a João Bettega terá sentido único em direção à CIC, a partir da Rua Doutor João Tobias Pinto Rebelo até a Professor Manoel de Abreu. A Luiz Parigot de Souza, que completa o binário, já possui sentido único em direção ao Terminal Portão. 

De acordo com a superintendente de trânsito, diariamente, cerca de 20 mil veículos passam pela João Bettega em cada sentido. Em horário de pico, a média é de três mil veículos, na soma dos dois sentidos. Para ela, as mudanças, vão melhorar a circulação viária e diminuir o conflito entre pedestres e motoristas.

Rosangela Battistella lembra que os motoristas terão pelo menos uma semana para se acostumar com as mudanças e as autuações, neste primeiro momento, não serão aplicadas.

As alterações, nos dois bairros, começam a partir das 11h da manhã de terça e de quarta-feira. Agentes de trânsito vão orientar os motoristas nos dois dias de mudança.

Reportagem: Thaissa Martiniuk