Paraná

Curitiba terá mutirão para autorização de doação de órgãos

Iniciativa, promovida pelo Cartório de Notas do Paraná, ocorre no sábado (19)

 Curitiba terá mutirão para autorização de doação de órgãos

Foto: Albari Rosa/AEN

No sábado (19), os curitibanos poderão emitir a autorização eletrônica de doação de órgãos (AEDO) em um mutirão. A iniciativa, promovida pelo Cartório de Notas do Paraná, tem como objetivo diminuir a fila de espera no Brasil. Atualmente, mais de 60 mil pessoas aguardam por um órgão no país.

O documento digital assegura a vontade da pessoa em ser doadora. Segundo a legislação, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do paciente. Com a emissão da autorização eletrônica isso não muda, mas as Centrais de Transplante poderão consultar o documento, que pode ser apresentado à família, ajudando na tomada de decisão. Para participar do mutirão, o cidadão deve comparecer das 9h às 17h na Faculdade Santa Cruz, no bairro Novo Mundo, com um documento de identificação com foto.

Na iniciativa, um profissional vai emitir um certificado digital e uma assinatura, para então registrar a vontade do solicitante. O presidente da seção paranaense do Colégio Notarial do Brasil, Daniel Driessen Junior, explica que esse documento proporciona segurança na tomada de decisão dos familiares.

A emissão da autorização de doação de órgãos também pode ser realizada de forma online, pelo site do e-notoriado (https://www.e-notariado.org.br/). Desta forma, no entanto, o interessado precisa confirmar à vontade para um tabelião por videoconferência. Todas as informações sobre o mutirão você encontra no nosso site, bandnewscuritiba.com.br.

Jornada Notarial em Curitiba – emissão de autorização de doação de órgãos
Data: Sábado, 19 de outubro de 2024;
Horário: Das 9h às 17h;
Local: Faculdade Santa Cruz – Rua Affife Mansur, 565 – Novo Mundo – Curitiba.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Giovanna Mateus