Curitiba teve apenas 52,8% da chuva esperada para fevereiro

 Curitiba teve apenas 52,8% da chuva esperada para fevereiro

Foto: Gilson Abreu/ AEN

A chuva acumulada no Paraná, em fevereiro, ficou cerca de 44% abaixo da média histórica para o mês, conforme o Simepar. O volume das regionais de Curitiba, Paranaguá e outras oito localidades ficou em torno dos 772 milímetros.

O Sistema de Monitoramento Ambiental esperava, pelo menos, mil e 700 milímetros de chuva. Choveu menos do que o esperado em quase todo o estado, com exceção apenas do Litoral. Em Paranaguá, a média histórica de fevereiro é de 346 milímetros. A chuva acumulada, ao contrário, passou dos 400 milímetros neste ano.

Na regional de Cascavel, no Oeste do Paraná, o Simepar contabilizou a restrição mais severa, no mês passado. A chuva acumulada ficou em torno dos 8% do esperado para fevereiro. O cenário foi muito diferente do mês anterior. Em janeiro, choveu cerca de 2.700 milímetros, 151% a mais do que o registrado no primeiro mês de 2020.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, reforça que março também deve ter chuvas abaixo da média.

Em Curitiba, o volume acumulado em fevereiro chegou a 78 milímetros. No entanto, a expectativa era de pelo menos 147 milímetros. Segundo o Simepar, choveu apenas 52% do esperado para o mês passado. A capital chega a março com cerca de 49% de armazenamento nos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. O rodízio de 36 horas não vai sofrer alteração enquanto o acumulado não chegar aos 60% de armazenamento nos reservatórios.

A Sanepar diz que, desde março, conseguiu armazenar cerca de 46 bilhões e meio de litros de água. A reserva foi possível graças às captações emergenciais e a economia gerada pelo rodízio e pela população.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.