CuritibaGeral

Curitiba ultrapassa meio milhão de casos de covid-19

Registro de casos na cidade pelo governo estadual tem apenas metade das confirmações

 Curitiba ultrapassa meio milhão de casos de covid-19

Foto: Geraldo Bubniak -AEN

Curitiba ultrapassou meio milhão de casos registrados de covid-19 e chegou a 500.900 casos ontem. Para se ter uma ideia, isso equivale a quase 12 vezes a capacidade máxima de público da Arena da Baixada, maior estádio da capital. 8.405 pessoas perderam a vida na capital desde o início da pandemia devido a infecção causada pelo coronavírus. Para manter o comparativo com a Arena, é como se você fosse assistir a um jogo e ⅕ das pessoas no estádio estivessem mortas. Pelo menos 6.231 pessoas estão infectadas com covid-19 neste momento em Curitiba.

Ontem, Curitiba registrou 976 casos novos e 2 óbitos causados pela infecção provocada pelo coronavírus. E apesar do número de casos ativos ter caído nas duas últimas semanas em -16,1%, a média móvel de casos, que leva em consideração as confirmações diárias em um período de uma semana, ainda mantém um crescimento, de 1,4% na mesma quinzena, atualmente o índice é de 914 casos.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira explica como ocorre esse distanciamento entre os dois indicadores.

Os 500.900 casos registrados em Curitiba, no entanto não aparecem todos na contabilização da Secretaria de Estado da Saúde. O boletim da pasta estadual informa para a data de ontem apenas pouco mais da metade dos casos 245.892. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, o infectologista Renato Kfouri, neste momento o número de casos oficial, mesmo os dados registrados pela cidade, principalmente agora com casos mais leves e os autotestes que a pessoa pode realizar em casa e não avisar as autoridades. Segundo ele, o que vai definir daqui para frente o cenário epidemiológico é o número de internações e mortes.

O infectologista reforça que as novas ondas de transmissões têm refletido menos internações e mortes por conta da vacina, em Curitiba a média móvel de mortes caiu 31,6% nas últimas duas semanas. Por isso, ele afirma que é importante aderir a novas chamadas para a vacinação.

A secretaria Municipal informou que há um trabalho em andamento em conjunto com a secretaria estadual para corrigir a diferença no número de diagnósticos da covid registrados pelos dois órgãos para a cidade de Curitiba. Já a secretaria de Saúde do Paraná informou apenas que a diferença se refere ao atraso de notificações.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada