Curitibanos acima de 18 anos devem ser vacinados contra Covid-19 até setembro, acredita secretária

 Curitibanos acima de 18 anos devem ser vacinados contra Covid-19 até setembro, acredita secretária

news_interna_20210203_AGB_Vacinacao_Pinhais17

Com mais de 50% da população parcialmente vacinada, Curitiba espera imunizar toda a população adulta nos próximos dois meses.

Em entrevista à BandNews FM, a Secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak, se mostrou esperançosa com o avanço da campanha de vacinação, se de fato as novas remessas de imunizantes cheguem ao município, como previsto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Até o momento, a capital paranaense recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 1.503.804 doses de vacinas, sendo 984.132 para a primeira dose. 481.492 para a segunda dose e 38.180 doses de aplicação única. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica, necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

A capital paranaense vacina nesta segunda-feira (26) pessoas com 36 anos, além de gestantes e mães que tiveram filhos recentemente. Paralelo ao avanço da imunização, a cidade tem registrado quedas diárias dos números da pandemia.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, pela segunda semana seguida, foram registradas menos de 100 mortes por Covid-19 em sete dias. Previamente, a última vez em que a cidade registrou um número abaixo de 100 óbitos foi na semana de 14 a 20 de fevereiro.

Com a desocupação de leitos hospitalares, tanto de UTIs quanto de enfermarias, a prefeitura espera desativar nos próximos dias mais de 420 leitos. Conforme a secretária, essas unidades exclusivas para o tratamento da doença estão vazias e não recebem pacientes há dias.

Além disso, hospitais e UPAs pela cidade devem voltar a atender outras doenças e retomarem as cirurgias eletivas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos