Custo da luz e da água, além do custo da carne bovina contribuíram para a alta na inflação

inflação divulgação

A inflação em Curitiba fechou o ano de 2014 em 6,05%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). A taxa teve pouca variação, se comprada com a de 2013, quando foi de 6,17%. Os principais grupos que contribuíram para o índice foram habitação, com aumento de 11,2%, despesas pessoais, com quase 10% de alta, e alimentos e bebidas, com 7,7%. Segundo o Técnico do Núcleo de Pesquisas Periódicas do Ipardes, Marcelo Antônio, nesses grupos, itens como aluguel residencial, condomínio e empregadas domésticas tiveram altas significativas.

Em relação a alimentos e bebidas, as carnes bovinas foram os itens com maior elevação, ficando à frente das refeições fora de casa, que em 2013 foram responsáveis por um dos maiores aumentos.

A inflação do ano também foi determinada por itens que tem os preços regulados pelo setor público. A energia elétrica, por exemplo, acumulou aumento de 23,9%. Além disso, a alta de 6,4% em água e esgoto ajudou a elevar o índice.

Entre os itens que mais contribuíram para a contenção da inflação estão TV por assinatura, com queda de 15%, televisão em cores, com redução de 14%, e medicamentos antigripais, que apresentaram diminuição de 8%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) em Curitiba fechou 2014 com alta de 6,6%. A inflação no país, no ano passado, segundo o IBGE, foi de 6,4%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem