ParanáGeral

Decisão sobre máscaras em ambientes fechados deve sair nesta semana

Após governo desobrigar máscaras ao ar livre, indicadores da pandemia seguem em queda

 Decisão sobre máscaras em ambientes fechados deve sair nesta semana

Foto: Luiz Costa/SMCS

O Governo do Paraná deve decidir nos próximos dias se o uso da máscara será liberado também em ambientes fechados. Desde o dia 17 de março, o equipamento não é mais obrigatório em espaços ao ar livre, como ruas, parques e praças. Mais de 10 dias após a mudança, os principais indicadores da pandemia do coronavírus mantêm tendência de queda. No informe epidemiológico deste domingo (27), comparado com o cenário de duas semanas atrás, a Secretaria de Estado da Saúde registrou um recuo de 56% na média móvel de diagnósticos e de 73% na média de mortes.

Ao anunciar o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes abertos, no dia 17 de março, o governador Ratinho Junior (PSD) explicou que a decisão foi ancorada no fato de que os indicadores não pioraram após o carnaval. Agora, a expectativa é de que o governo se posicione sobre o uso das máscaras em ambientes fechados até o final da semana:

Segundo o chefe do Executivo estadual, retirar as máscaras também é um gesto simbólico de que a pandemia caminha para um possível controle. Ratinho Junior atribui o atual momento, menos grave do que os anteriores, ao aumento da cobertura vacinal contra o coronavírus. Ele orienta que pais ou responsáveis não percam a oportunidade de vacinar as crianças contra a covid:

A cobertura vacinal contra a covid-19 se aproxima de 80% entre os adultos. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reconhece que o momento de flexibilizar o uso das máscaras em ambientes fechados está próximo. Ele pondera que a decisão precisa ser tomada sem pressa para que não cause um aumento indesejável de casos e mortes por covid-19:

O atual decreto que regula o uso das máscaras no Paraná obriga o equipamento de prevenção apenas em ambientes fechados. Pessoas com sintomas respiratórios, no entanto, devem usar a máscara o tempo inteiro. O uso também é obrigatório para manter contato com imunossuprimidos, em ambientes hospitalares (funcionários, pacientes e visitantes) e nas instituições de longa permanência.

O uso da máscara é facultativo, em ambientes abertos ou fechados, para o público infantil. No caso de crianças de até 12 anos, a decisão sobre o uso do equipamento de proteção cabe aos pais ou responsáveis.



Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul