NacionalGeral

Defeso de camarões marinhos começa no Paraná e outros estados

Ficam vetadas ou controladas a caça, a coleta e a pesca esportivas ou comerciais

 Defeso de camarões marinhos começa no Paraná e outros estados

Foto: Divulgação/MPA

Começa, neste domingo (28), o chamado período de defeso dos camarões marinhos no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A medida do Ministério da Pesca e Aquicultura se estende até 30 de abril.

O defeso dos camarões marinhos alcança as espécies sete-barbas, rosa, branco, santana ou vermelho e barba-ruça. Esse período é estabelecido de acordo com a época de reprodução de cada espécie. Durante o defeso, ficam vetadas ou controladas a caça, a coleta e a pesca esportivas ou comerciais.

O objetivo é preservar e garantir a sustentabilidade dessas espécies e a manutenção da cadeia produtiva do setor pesqueiro. No caso dos camarões, as espécies destacadas no período do defeso são do Mar Territorial e, ainda, na Zona Econômica Exclusiva, que é a faixa do oceano para além do litoral brasileiro, também pertencente à soberania territorial do país.

LEIA TAMBÉM

No caso de a embarcação pesqueira descumprir o período de defeso, estará sujeita às penalidades previstas na legislação brasileira, entre elas a suspensão das permissões de pesca.

Alguns pescadores têm permissão para continuar as atividades, mas, precisam apresentar informações ao Ministério. São pescadores que atuam na modalidade de arrasto com tração motorizada e estão envolvidos na captura, no armazenamento, transporte, processamento e na comercialização dessas espécies. Esses trabalhadores precisam fornecer a Declaração de Estoque de Camarões. O documento deve ser apresentado ainda nesta semana.

Avatar

Cleverson Bravo

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Mais de 67 mil vagas são oferecidas neste semestre, segundo o MEC