ParanáGeral

Dengue: Paraná registra mais de 800 casos em uma semana

Com a proximidade do verão, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Seis em cada 10 municípios do Paraná têm casos autóctones de dengue. Passados quatro meses desde o início do atual período epidemiológico, a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti foi confirmada em 184 cidades diferentes espalhadas por todas as regionais. Nos últimos sete dias, a Secretaria de Estado da Saúde incluiu 876 casos novos aos registros oficiais da doença.

O boletim semanal publicado pela pasta nesta terça-feira (5) não incluiu mortes. Desde agosto, quando começou o atual ciclo epidemiológico, o Paraná acumula 4.398 casos da doença, incluindo quatro casos de dengue grave e um óbito. A única morte confirmada até o momento foi registrada na regional de Paranavaí, no noroeste do Paraná.

Veja mais:

Com a chegada do verão, em dezembro, os ambientes se tornam mais propícios para a proliferação da doença. A estação com chuvas mais frequentes e calor mais intenso oferece as condições ideias para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. A coordenadora estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, reforça os cuidados necessários:

Em quatro meses, foram registradas mais de 30 mil notificações de casos suspeitos em 355 municípios distribuídos por todas as 22 regionais de saúde do estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná ainda tem pouco mais de 6,2 mil casos em investigação. Outros 17,9 mil foram descartados após a realização de exames laboratoriais.

O informe semanal divulgado nesta terça-feira (5) pelo Governo do Paraná também aborda outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação à febre chikungunya, são 296 casos notificados e 21 confirmados. Em sete dias, apenas um caso novo foi registrado. Não há casos confirmados de zika vírus até o momento no Paraná. Desde agosto, foram notificados 29 casos suspeitos.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Nota Paraná sorteia mais de 35 mil prêmios

Nota Paraná sorteia mais de 35 mil prêmios

O sorteio será realizado às 9h30 pelos canais oficiais

TRE-PR mantém cassação por compra de voto por PIX

TRE-PR mantém cassação por compra de voto por PIX

Desembargadores negaram por unanimidade recurso de prefeito de Agudos do Sul

Família de paranaense internada após assalto no Chile busca ajuda

Família de paranaense internada após assalto no Chile busca ajuda

Familiares de Maressa Nunes tentam conseguiram dinheiro para retornar ao Brasil e custear despesas médicas