ParanáEconomia

Abusos geraram 80 notificações a postos de combustíveis do Paraná

Além dos postos, 10 distribuidoras também foram notificadas

 Abusos geraram 80 notificações a postos de combustíveis do Paraná

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dez distribuidoras e 80 postos de combustíveis foram notificados pelo Procon do Paraná, desde o último reajuste no preço dos combustíveis praticado pela Petrobrás. Os comunicados exigem das empresas uma justificativa pelo aumento no preço dos produtos, logo após o anúncio do reajuste pela estatal do petróleo.

Os novos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha passaram a valer apenas no dia 10 de março, mas já no dia 9, quando o reajuste foi anunciado, muitos postos do Paraná já vendiam os combustíveis a preço novo.

A diretora do Procon do Paraná, Claudia Silvano, diz que as notificações exigem dos postos a prova de que não reajustaram os preços de forma abusiva.

Após o recebimento das notificações, as empresas têm 10 dias úteis para apresentar os documentos solicitados pelo Procon. Se o órgão identificar qualquer indício de abusividade nos preços, um processo administrativo é instaurado. Esse procedimento pode resultar em multas ao empresário, que podem chegar a R$ 11 milhões.

As notificações aos postos e distribuidoras de combustíveis foram emitidas após diversas denúncias formalizadas por consumidores do estado. A advogada e doutora em direito do consumidor, Andreza Baggio, reafirma a importância da reclamação, sempre que o cliente estiver diante de um abuso de preço.

No Procon do Paraná, as denúncias podem ser realizadas pelo site, no endereço: procon.pr.gov.br. O consumidor pode, ainda, esclarecer dúvidas ou solicitar orientações pelo Disque Procon. O serviço atende em horário comercial pelo número 0800 041 1512.

Por David Musso.

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Geovana dos Santos Wilczeski foi atingida em uma loja de conveniência, em Ponta Grossa

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Homem que jogou gasolina em motorista é preso

Ele ameaçou atear fogo na vítima durante briga de trânsito em Maringá

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

Pesquisa vai avaliar eficácia de Inteligência Artificial na indicação de tratamento