Depois de protestos de taxistas, prefeitura anuncia decreto com readequações no transporte de aplicativo em Curitiba

 Depois de protestos de taxistas, prefeitura anuncia decreto com readequações no transporte de aplicativo em Curitiba

(Foto: colaboração/ José Walter)

(Foto: colaboração/ José Walter)

A prefeitura de Curitiba deve lançar até o fim do mês um decreto com readequações as normas e fiscalizações do transporte de aplicativos na cidade. O anúncio foi feito depois de um dia marcado por protestos de taxistas. Eles pedem que o município aumenta a fiscalização com relação a esse tipo de transporte. 

Segundo a prefeitura o novo decreto para os motoristas de aplicativo já vem sendo construído há cerca de trinta dias e não foi a manifestação que motivou a criação dele. Durante a tarde, os taxistas bloquearam o começo da Avenida Cândido de Abreu até a rotatória em frente à prefeitura. Pela manhã, o grupo saiu em carretada do Jardim Botânico, pela Avenida das Torres. Os taxistas passaram pela Câmara Municipal, no Centro, até chegar na prefeitura, no Centro Cívico. Segundo a categoria, a manifestação não é pela proibição, mas pela fiscalização da atividade de transporte por aplicativos.

Coordenadora da carreata, a taxista Márcia Brotto afirma que atualmente há um número exagerado de motoristas trabalhando em plataformas como Uber e 99:

Taxista desde 1994, ela diz que a categoria sofre uma fiscalização intensa, e que este mesmo rigor deveria ser aplicado aos motoristas por aplicativo:

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o novo decreto deve resolver a questão dos aplicativos e também deve ser pensado para que haja a coexistência entre quem está trabalhando no táxi e quem está nos aplicativos. Para ele é preciso pensar nos dois lados.

A prefeitura de Curitiba afirma que a fiscalização é realizada e que as empresas e motoristas precisam seguir várias normas que visam à segurança do usuário e qualidade do serviço. Mas mesmo assim considera que ainda existem dificuldades na fiscalização.

O transporte compartilhado por aplicativo foi regulamentado pelo município em 2017. De acordo com a Prefeitura, o texto foi atualizado um ano depois após a publicação da lei federal que trata sobre o tema, a fim de alinhar-se às normas nacionais.

Reportagem: Felipe Harmata/Angelo Sfair

(Foto: colaboração/ José Walter)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem