ParanáGeral

Deputados se reúnem com ministro dos Transportes para debater concessões

Lotes 3 e 6 estarão na pauta de encontro em Brasília nesta quarta (21)

 Deputados se reúnem com ministro dos Transportes para debater concessões

(Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL)

A bancada federal do Paraná e deputados estaduais se reúnem nesta quarta-feira (21), às 16h30, com o ministro dos Transportes, Renan Filho. O encontro será para debater questões envolvendo os lotes 3 e 6 das novas concessões de pedágio no estado. Juntos, os trechos somam mais de 1.200 quilômetros de rodovias estaduais e federais, com investimentos previstos na faixa de R$ 35 bilhões, conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os lotes foram encaminhados pela agência reguladora e, desde janeiro, estão sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Eles contemplam rodovias de ligação entre Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões norte e oeste do Estado, passando por cidades como Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Londrina e Apucarana. O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) afirma que o objetivo é melhorar a modelagem que está em andamento.

Outras demandas são, por exemplo, a inclusão do Contorno Leste de Londrina no investimento do Lote 3. Nessa terça-feira (21), os lotes também foram alvo de uma audiência pública chamada “Sem Duplicação, Pedágio Não!”, realizada na Assembleia Legislativa com a participação da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar).

Foram debatidos também trechos de outros lotes de concessão que não preveem duplicação, em especial o da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina, pertencente ao lote 4. Segundo Romanelli, que propôs a audiência, a reivindicação se dá diante da demanda do transporte de carga e do turismo na região noroeste. Ele também afirmou que o assunto será levado a Brasília.

O trecho é de 77 quilômetros.

Veja mais:

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

A maior parte é para alimentadores de linha de produção, com 4.759 vagas

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Em 2023, foram mais de 23 mil litros doados, mas quantidade ainda é insuficiente

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Oportunidades exigem experiência. Inscrições são feitas pela internet