Desembargador Xisto Pereira é eleito presidente do TJ para o biênio 2019-2020

 Desembargador Xisto Pereira é eleito presidente do TJ para o biênio 2019-2020

Foto: Tribunal de Justiça do Paraná/ Divulgação

Foto: Tribunal de Justiça do Paraná/ Divulgação

A partir do ano que vem, o Tribunal de Justiça do Paraná será presidido pelo desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Ele foi eleito na tarde desta segunda-feira (12) pelo Pleno do TJ, para substituir o atual presidente, desembargador Renato Braga Bettega, eleito em 2016. Xisto Pereira será responsável pela gestão de um orçamento anual de R$ 3 bilhões. A cúpula diretiva do TJ é composta ainda por primeiro e segundo vice-presidentes, ouvidor-geral, corregedor e corregedor-geral. O mandato é de dois anos e começa em fevereiro de 2019.

Cento e vinte desembargadores tiveram direito a voto. Também concorreram ao cargo os desembargadores Lidia Maejima, Rogério Luís Nielsen Kanayama e Fernando Wolff Bodziak. No 1º turno, Xisto Pereira teve 52 votos. No segundo turno, ele foi eleito com 74 votos. A segunda colocada foi a desembargadora Lidia Maejima, atual vice-presidente do TJ, que recebeu 39 votos.

O orçamento do TJ envolve salários de 900 magistrados e 18 mil funcionários, além dos recursos de infraestrutura. O presidente do TJ pode assumir o governo estadual em caso de ausência do governador e do presidente da Assembleia Legislativa, temporária ou definitivamente. Xisto Pereira deve ter que enfrentar um debate com o governador eleito Ratinho Junior, do PSD, sobre a possibilidade de corte do porcentual obrigatório do chamado Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ratinho Junior propôs a mudança após as eleições. Para o TJ, a fatia do repasse representa cerca de R$ 200 milhões.

O presidente eleito do TJ é bacharel em Direito pela PUC Paraná e começou a carreira em 1989 como promotor de Justiça. Ingressou na magistratura em 15 de junho de 1990. Foi nomeado juiz substituto da Seção Judiciária de União da Vitória. Passou ainda por Realeza, Siqueira Campos, Toledo, Ponta Grossa e Curitiba. Foi professor de Direito Processual Civil na Escola da Magistratura do Paraná, nas Faculdades de Direito da UNIPAR, em Toledo, e na PUC em Curitiba. Foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça em 22 de setembro de 2008. Xisto Pereira também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em 2017.

 

Reportagem: Lenise Klenk e Narley Rezende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem