Desembarque de cereais pelo Porto de Paranaguá cresce 31%

 Desembarque de cereais pelo Porto de Paranaguá cresce 31%

(Foto: divulgação/Portos do Paraná)

(Foto: divulgação/Portos do Paraná)

A importação de malte e cevada com entrada pelos portos do Paraná teve alta de 29% na comparação entre os meses de janeiro e setembro deste ano com os do ano passado. Outro granel de importação que apresentou alta no fechamento do período é o trigo, com 33% a mais do cereal. Nos nove primeiros meses deste ano, 385 mil e 700 toneladas de malte e cevada desembarcaram pelo Porto de Paranaguá. Os 63 navios que chegaram carregados com os produtos, de janeiro a setembro deste ano, trouxeram esses cereais da Argentina, Uruguai, Espanha, Austrália e Ucrânia. O destino é o próprio Paraná.

As condições climáticas durante o último ciclo fizeram com que a safra nacional de cevada fosse reduzida. Para suprir a demanda interna foi necessário importar um volume maior. Algo semelhante acontece com o trigo. Foi preciso buscar o produto fora do Brasil, já que o país não produz o suficiente para atender o mercado interno. Este ano, até setembro, a importação do trigo somou 287 mil e 500 toneladas. Nos mesmos nove meses de 2018 o volume foi de 216 mil e 700 toneladas. Neste ano, 109 navios atracaram para desembarcar o produto no Porto de Paranaguá.

No total de granéis sólidos de importação, conforme o balanço dos nove meses deste ano, foram cerca de sete milhões e 600 mil toneladas descarregadas no porto paranaense.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem