COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Data ganha destaque no calendário do comércio brasileiro

 Dia dos Avós: aumento médio de 2% em vendas

Foto: reprodução

Na próxima sexta-feira será comemorado o Dia dos Avós, que a cada ano que passa vem ganhando mais destaque no calendário do comércio brasileiro. É claro que a data ainda está distante dos resultados obtidos pelos lojistas com as vendas do Dia das Mães ou dos Pais. No entanto, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, as vendas do Dia dos Avós têm registrado um aumento médio de 2% ao ano, mostrando um crescimento constante e promissor.

E com o envelhecimento da população e a melhora na qualidade de vida dos idosos, o Dia dos Avós se apresenta como uma oportunidade para ser explorada ainda mais pelo comércio. Só para se ter uma ideia, pesquisa da revista Economist aponta que em todo o mundo existem nada menos do que um bilhão e meio de avós.

Para quem não sabe, a data de 26 de julho foi escolhida pelo Papa Paulo VI no século XX, em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, que foram os avós de Jesus Cristo. Atualmente, os avós desempenham um papel importante na estrutura familiar, muitas vezes assumindo responsabilidades que vão além do cuidado. Portanto, celebrar o Dia dos Avós é uma forma de reconhecer e valorizar seu papel insubstituível na vida das famílias.

Faltando três dias para o Dia dos Avós, ainda dá tempo dos comerciantes se prepararem para reforçar o faturamento de julho. É bom lembrar que os avós hoje possuem um novo perfil, sendo mais ativos e conectados e são muito diferentes dos estereótipos do passado. Portanto, é importante investir em campanhas que celebrem a nova figura dos avós, oferecendo promoções exclusivas, eventos especiais e produtos personalizados.

O que os lojistas devem fazer para vender mais no Dia dos Avós?

Em primeiro lugar, deve-se divulgar a data. Ainda tem

muita gente que não sabe da existência desse dia comemorativo no calendário comercial. Assim, faltando três dias para Dia dos Avós, ainda dá tempo de criar uma promoção especial e divulgar bem.

Em segundo lugar, não se esquecer que todos os clientes procuram vantagens na hora das compras. Então é hora de além de ter preços atraentes, também oferecer formas diferenciadas de pagamento e por que não a personalização do presente, argumentando que isso faria os avós se sentirem únicos e especiais. Por fim, as lojas devem entrar no clima da data e uma dica válida é criar um cartão nominal com uma mensagem do Dia dos Avós para presentear os clientes mais próximos. Com isso, a loja irá deixá-los mais envolvidos com a empresa, criando uma experiência e lembrança positiva e fazendo com que se sintam valorizados pela marca.

Informação: Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin