NacionalEconomia

Dia dos Namorados: confira dicas para compras seguras

Data movimentada no comércio aumenta a presença de golpes, principalmente pela internet

 Dia dos Namorados: confira dicas para compras seguras

Foto: Divulgação/Gilson Goulart Jr.

Uma das datas mais movimentadas do primeiro semestre para o comércio, o Dia dos Namorados aumenta a presença dos golpes. Na semana que antecede a comemoração, os consumidores devem redobrar a atenção, principalmente no meio digital. Desconfiar de promoções muito atrativas, evitar redirecionamentos e prestar atenção nos protocolos de segurança digital são formas eficazes para se proteger das armadilhas.

A advogada especialista em Direito do Consumidor, Claudia Silvano, alerta para o perigo de clicar em links que aparecem nas redes sociais, aplicativos e e-mails. Para fugir de golpes que simulam sites das grandes varejistas, cada vez mais sofisticados, ela orienta que seja feito o acesso direto ao site, sem links intermediários:

Para fazer a melhor compra possível, o consumidor deve pesquisar. Ferramentas que comparam preços do mesmo produto podem ajudar a encontrar a melhor a oferta. Quem opta pela compra online também deve ficar atento ao prazo de entrega para evitar frustrações:

Antes de fazer a compra também é importante checar as condições de troca. Embora as lojas não sejam obrigadas por lei a substituir produtos que não apresentam defeitos, muitas empresas mantém uma política de troca. As condições devem ser esclarecidas antes da compra:

Uma pesquisa Datacenso contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) mostra que o comércio está otimista com a data. Os empresários esperam um crescimento de 15% nas vendas, na comparação com o Dia dos Namorados do ano passado.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Solicitações devem ser feitas na Página do Participante, até às 23h59