COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Data representa 8% do comércio anual de flores e plantas ornamentais.

 Dia dos Namorados: setor de flores está otimista com as vendas

Foto: Canva

O setor de floricultura espera que a venda de flores no Dia dos Namorados, comemorado amanhã, supere as expectativas. No calendário de comemorações, o Dia dos Namorados representa 8% das vendas anuais de flores.

As projeções de aumento das vendas dos produtores e cooperativas de flores variam bastante no Dia dos Namorados deste ano. O Instituto Brasileiro de Floricultura, que representa os agricultores que se dedicam à produção de flores e de plantas ornamentais, tanto para o consumo interno quanto para exportação, prevê um aumento de 4% no volume de vendas. Já as projeções da cooperativa Veiling, que é o maior centro de comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil, sendo responsável por 45% do mercado nacional, apontam para um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Por sua vez, a expectativa do Ceaflor é mais otimista. O maior e mais moderno mercado atacadista de flores do Brasil projeta um crescimento entre 5% e 10% das vendas.  

O fato de o Dia dos Namorados cair, este ano, no meio da semana, é considerado positivo pelo setor, uma vez que as flores se tornam uma boa opção tanto para aqueles que não querem deixar a data passar em branco, como para os que trabalharam o dia inteiro e tiveram que comprar um presente de última.

O diretor do Ibraflor, Renato Opitz, explica que o mercado tem deixado as compras para mais perto da data, realizando pedidos de última hora. Aliás, a grande maioria tem sido cautelosa em relação às compras, considerando as perdas ocorridas no Dia das Mães, quando a produção foi vendida, mas houve perdas no ponto de vendas, causadas por vários motivos, entre eles, a situação econômica do país e aos impactos diretos e indiretos provocados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. 

Embora as rosas e as orquídeas sejam as mais procuradas pelos namorados, há muitas opções flores que asseguram lindos buquês. Só para se ter uma ideia, omercado floricultor disponibiliza de mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, que podem atender aos mais variados gostos. 

Para quem tem como opção comprar um buquê de rosas neste Dia dos Namorados, cuide do bolso e pesquise bastante. Eu fiz uma pesquisa e constatei que o preço de um buquê com uma dúzia de rosas, em Curitiba, varia entre R$ 129,90 e R$ 278,00.

Já o clima, não tão frio e nem úmido, contribuiu com a colheita das rosas, permitindo com que alguns produtores registrassem aumento de 20% no volume, comparada à colheita do ano passado. Aliado às importações, principalmente da Colômbia e do Equador, como já acontece nessa época, o abastecimento de rosas deve garantir a oferta. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin