NacionalGeral

Dia Mundial Sem Tabaco; um alerta sobre impactos do tabagismo

Especialistas estimam que cerca de 600 mil pessoas fazem uso do cigarro eletrônico

 Dia Mundial Sem Tabaco; um alerta sobre impactos do tabagismo

Foto: Pixabay

Comemorado dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o vício a esse hábito afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil.

Atualmente, o cigarro eletrônico tem atraído cada vez mais usuários. Estima-se que aproximadamente 600 mil pessoas façam uso desse dispositivo. Especialistas alertam que as substâncias contidas no cigarro eletrônico são altamente viciantes e estudos indicam que ele pode impactar negativamente não apenas o sistema respiratório, mas também desregular alguns genes do organismo, conforme apontado pela Dra. Mariana Laloni, médica do Grupo Oncoclínicas.

Veja mais:

Além disso, o tabagismo é o maior responsável pelo câncer de pulmão no país e no mundo. Segundo o Inca, mais de 100 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o tabaco fosse deixado de lado. Para a oncologista, parar de fumar é a melhor forma de previnir o câncer e outros tumores. Ela dá algumas dicas que auxiliam nesse processo.

Na maioria das vezes, só a força de vontade não é suficiente, por isso, a médica indica buscar uma ajuda profissional.

Em Curitiba, o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta o acompanhamento no combate à dependência do cigarro. Para participar, basta o fumante procurar por essa ajuda na sua unidade de saúde de referência ou pela Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone: 3350-9000.

Informações: Izabella Machado, com supervisão de Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado