Discussão do Bioclima Paraná já iniciou
Membros do secretariado da Convenção da Diversidade Biológica da ONU já estão reunidos com o secretário de Estado do Meio Ambiente Jonel Iurk. O objetivo é discutir a conservação e restauração da biodiversidade, que será tema de um programa do governo estadual, o Bioclima Paraná. A intenção é aliviar os danos e desenvolver formas de adaptar espécies para contribuir com a qualidade de vida. O projeto será lançado no Encontro Internacional de Governos Subnacionais para a Biodiversidade, que acontece a partir de hoje em Curitiba. Também participam do evento representantes do Ministério do Meio Ambientealém de Delegações de 10 países estarão presentes, entre eles China, Japão, Coréia do Sul, Canadá e França. O evento busca compartilhar experiências na área e vai até sexta-feira.
Projetos do Programa BIOCLIMA PARANÁ:
Projeto CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS
Sistema de Unidades de Conservação (UC´s); Conservação de espécies da Flora e Fauna ameaçadas de Extinção; Política Estadual para Biodiversidade – Metas da Convenção da Diversidade Biológica, Metas de Aishi.
Projeto RECUPERAÇÃO DE ÁREAS ALTERADAS
Recuperação de áreas ciliares e de alta fragilidade ambiental; Formação de Corredores Ecológicos; Controle de espécies exóticas invasoras; Planejamento e arborização Urbana – Biocidade.
Projeto INCENTIVOS ECONÔMICOS
Pagamento por Serviços Ambientais e mercado de carbono; Composição de fundos de recursos públicos e privados; Estudos técnicos e posterior regulamentação para diferentes modalidades do BIOCRÉDITO. Compensação de Reserva Legal – Servidão florestal; ICMS-Ecológico; Modernização do Licenciamento e incentivos à certificação Ambiental.
Projeto MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Prevenção, adaptação e mitigação de impactos causados pelas mudanças climáticas – Mapeamento de áreas de vulnerabilidade ambiental; Sistema de Alerta e Prevenção de Desastres; Controle e Redução de Emissões; Economia de Baixo Carbono e Energias alternativas.
Projeto MONITORAMENTO AMBIENTAL
Planejamento da Paisagem; Monitoramento sistematizado por imagens de satélite; Banco de dados BIOCLIMA; Monitoramento Qualidade do Ar; Fiscalização Ambiental Integrada.
Projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estudantes Detetives Ambientais; Oficinas de participação motivacional melhor idade; Exposições Interativas móveis; Produção de mídia e materiais educativos.
Projeto de CAPACITAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA
Rede internacional e intercâmbio de práticas sustentáveis e manejo de áreas silvestres; Estímulo à pesquisa em Unidades de Conservação – banco de apoio a pesquisas prioritárias.