Dois homens morrem afogados no fim de semana no Paraná

Dois jovens morreram afogados neste final de semana no Paraná. Os casos aconteceram em Cambé, na região Norte, e em Araucária, na Grande Curitiba. As duas situações aconteceram em regiões onde não há supervisão do Corpo de Bombeiros.

Na região Norte, um menino de 12 anos foi encontrado sem vida pelos militares no Lago Conde Cambé. As buscas, neste domingo (03), levaram cerca de uma hora. Na região metropolitana, a fatalidade foi registrada na Represa do Passaúna. Um homem de 24 anos desapareceu ainda durante a tarde de sábado (02) quando nadava com amigos. Os bombeiros foram chamados imediatamente, mas a corpo só foi encontrado no domingo (03).

Com a chegada do período mais quente do ano, o número de casos de afogamento tende a crescer. Isso acontece, segundo os Bombeiros, porque as pessoas se arriscam mais em rios, represas e cavas. O capitão Daniel Lorenzetto faz uma alerta para que os banhistas evitem os locais onde não há guarda-vidas.

Especialista do Setor de Buscas e Salvamentos Aquáticos dos Bombeiros, o capitão também reforça que, ao presenciar um afogamento, a atitude correta é acionar o 193 imediatamente. Lorenzetto explica que é perigoso entrar na água para tentar ajudar quem está em apuros.

O capitão afirma que os locais adequados para banho são os monitorados por bombeiros militares ou civis – o litoral, as praias artificiais do interior e as piscinas dos clubes, por exemplo. No caso de atividades com embarcações, remos, ou em áreas onde há correnteza também é fundamental o uso do colete salva-vidas.

Com o avanço do verão, o litoral e as praias artificiais do estado receberão um reforço no número de guarda-vidas. A partir do dia 21 de dezembro cerca de 800 profissionais vão participar do trabalho de prevenção em todo o Paraná. Esse reforço seguirá até o dia 10 de março, logo depois do carnaval.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem