Donos de restaurantes se reúnem para discutir o pagamento de 10% para garçons

Nesta sexta-feira donos de restaurantes de Curitiba e região se reúnem para discutir o pagamento de 10% da conta para gorjeta dos garçons. A ideia é propor duas opções: uma que estabelece a cobrança obrigatória para os clientes – sendo que 75% desse valor seria repassado aos funcionários e o restante iria para os empresários – e outra que cobra os 10% de maneira informal, ou seja, não sendo regra para todos os estabelecimentos. Nesta última proposição, o valor da gorjeta seria dividido pelos próprios funcionários. O advogado da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Maurício Santiago, explica que o objetivo é fazer com que haja uma padronização no que é cobrado de gorjeta e no que é repassado para os trabalhadores.

Ainda há um outro projeto que vai ser discutido e que prevê a cobrança de 30% do valor da conta depois das 11 horas da noite. Todas essas questões vão ser discutidas na convenção coletiva, ou seja, um ato entre patrões e empregados para formalizar algumas questões de mútuo interesse. O garçom Angenor da Silva, que há 35 anos trabalha em um restaurante de Santa Felicidade, acha muito difícil que os dois lados entrem em um consenso. Ele argumenta o porquê é necessário manter a gorjeta.

Desde 2007, um projeto de lei que estabelece regras para a cobrança de gorjetas tramita no Congresso Nacional. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba, região e Litoral, Marcos Fatucchi, diz ser contra a obrigatoriedade do pagamento de gorjetas.

Na semana passada, a Câmara Municipal de Cuiabá, no Mato Grosso, aprovou a obrigatoriedade do repasse dos 10% da gorjeta para os garçons. Hoje o cliente não é obrigado a pagar esse percentual de gorjeta. A reunião da Abrasel ocorre amanhã (sexta) pela manhã.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2