CuritibaDivirta-se

Dualidade em Ana Lívia causa impacto

Peça faz questionar diferentes interpretações

 Dualidade em Ana Lívia causa impacto

Foto: Ana Bavutti

Uma mesa, três cadeiras e uma coxia à mostra. Assim, com os nervos do teatro expostos, é composto o cenário de Ana Lívia. A tragicomédia conta com texto do curitibano Caetano Galindo, direção de Daniela Thomas, além de Bete Coelho e Georgette Fadel como estrelas do espetáculo. A estreia da Cia.BR116 – Teatrofilme aconteceu na última terça-feira (26), no Teatro da Reitoria.

Intensa, mas engraçada, a junção de todos os nomes de talento que compõem a obra criam a dúvida sobre nossa sanidade mental. A cada ato, uma nova interpretação surge à tona, abrindo margem para diversas versões de uma só história. O enredo conta a história de duas atrizes em crise, com suas vidas entrelaçadas. O tempo, a memória, a vida, a morte e a comunicação interpessoal são temas abordados durante todas as passagens e poemas recitados em busca do fim de uma conversa que não querem encarar de frente.

Poética, reflexiva e até dolorosa, a peça revela o talento das atrizes, que nos fazem vibrar com suas expressões faciais explícitas e reações exageradas. A percepção do público foi muito diferente da esperada por Galindo: “durante a apresentação vocês até riram! Eu escrevi uma cena específica imaginando a maior melancolia, e vocês riram! Esse é o poder de Bete Coelho e Georgette Fadel”.

A obra, inspirada em Finnegans Wake, do romancista irlandês James Joyce, se encaixa na categoria conhecida como metateatro, em que o enredo da montagem trata justamente sobre teatro — como uma peça dentro da peça. Outro aspecto muito elogiado em “Ana Lívia” desde a sua estreia, em 2023, é a utilização de elementos originais das artes cênicas. Luzes quentes e elementos “crus”, para usar como a criatividade mandar, transformam toda a energia do ambiente em que a história se passa.

Ao fim da apresentação, o público ainda pode experienciar a veia pulsante do Festival de Curitiba: o Interlocuções. Bete Coelho conversou com a plateia, com um olhar crítico e até esclarecedor sobre a montagem. O momento também teve a participação de Galindo e artistas que estão em outros espetáculos no Festival, além dos estudantes de teatro, que marcam presença em peso durante as duas semanas intensas de apresentações.

Informações: Ana Bavutti, da Universidade Positivo

Avatar

larissa.biscaia

Colégio Passionista promove feira sobre tecnologia e meio ambiente

Colégio Passionista promove feira sobre tecnologia e meio ambiente

Evento aberto ao público acontece neste sábado (21) na sede da escola no bairro Juvevê

Desabamento de muro em casas deixa uma pessoa ferida

Desabamento de muro em casas deixa uma pessoa ferida

O desabamento foi durante a tarde desta sexta-feira

Temporal atinge Ceasa de Curitiba e destelha boxes; vídeos

Temporal atinge Ceasa de Curitiba e destelha boxes; vídeos

Ventos arrancaram telhas de uma borracharia e do pavilhão de flores; ninguém ficou ferido

Mirage Circus estreia nesta sexta-feira (20) em Curitiba

Mirage Circus estreia nesta sexta-feira (20) em Curitiba

Os shows terão a performance de cerca de 160 artistas, com novas atrações e novidades