COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Com antecedência, dá para negociar prazos e pagamentos.

 É hora de planejar os estoques

Foto: DCSTudio/ Freepik

Aquele velho ditado de que estoque é dinheiro, não deve ser menosprezado pelos empresários. Afinal de contas, ter um bom controle do estoque e acompanhar as vendas de perto é fundamental para faturar mais.

E faltando três meses para o final do ano, período de maior demanda no comércio, o planejamento do estoque é essencial para que não falte ou sobre produtos.  Portanto, este é o momento para entrar em contato com os fornecedores mais importantes. Assim, se conseguirá negociar prazos, condições de pagamento e garantir estoque para as vendas de Natal.

Outro item importante é que os lojistas tenham sempre várias opções de fornecedores, pois imprevistos podem acontecer e ninguém quer perder vendas pela falta de estoque. Também deve-se admitir que, mesmo depois dos pedidos terem sido feitos, haja necessidade de realizar outros, de acordo com a procura dos clientes. Neste caso, não há qualquer problema em fazer novos pedidos. No entanto, os lojistas devem se programar financeiramente e ter atenção quanto às quantidades solicitadas, evitando que o estoque fique parado.

Os lojistas também não podem esquecer de se planejar para trocas e devoluções. Afinal, quem nunca precisou trocar um produto com defeito ou um presente de Natal por que não serviu? Tudo isso deve ser definido com antecedência.

Por fim, ainda dá para ganhar dinheiro com os produtos que não foram vendidos, através de uma boa queima de estoque, que também deve ser planejada com antecedência, saindo à frente da concorrência.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin