PolíticaEleições 2020

Eleições 2020: transexuais correspondem a menos de 1% do total de candidaturas no Paraná

 Eleições 2020: transexuais correspondem a menos de 1% do total de candidaturas no Paraná

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

No primeiro ano que passou a ser permitido o uso do nome social no registro de campanha, o Paraná contabiliza apenas 10 candidaturas de transexuais. Nas eleições de 2016, o número era de seis. Em todo o Brasil, neste ano são 281 candidaturas, contra 89 no pleito anterior. Entre as candidatas do Estado, nove disputam vagas como vereadora e uma como prefeita. Delas, 30% se declaram negras e 40% integram partidos de direita. Os dados fazem parte de levantamento feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Para a doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Megg Oliveira, o aumento das candidaturas é uma vitória para o movimento trans, podendo potencializar a representativa do público nas decisões públicas.

Conforme dados divulgados pela pesquisa da Antra, 90% das candidaturas são de travestis e mulheres trans. Com relação à identidade étnico-racial das candidatas, 30% se declaram como mulheres negras (pardas ou pretas). No cenário nacional, 69% se declaram pretas ou pardas.

De modo geral, com o aumento de candidaturas, a representatividade é considerada um avanço, porém, segundo a professora, ainda existem dificuldades que inibem a participação política de transexuais, sobretudo por preconceito.

No Paraná, entre as 10 candidatas trans, a partidos de todos os aspectos políticos. Segundo o levantamento, 50% das candidaturas trans podem ser consideradas de esquerda, 40% de direita e 10% do centro.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem