PolíticaEleições 2020

Eleições 2020: TSE vai testar novas tecnologias de votação em Curitiba

 Eleições 2020: TSE vai testar novas tecnologias de votação em Curitiba

Foto: divulgação/TSE

Curitiba será uma das três cidades do Brasil que participam dos testes de novos sistemas de votação promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre eles o voto online.

Conforme o órgão, 29 empresas de tecnologia e startups se inscreveram no chamamento público do projeto “Eleições do Futuro”. Elas poderão demonstrar gratuitamente suas propostas no dia 15 de novembro, data do 1º turno das Eleições Municipais de 2020. As demonstrações serão acompanhadas pela Justiça Eleitoral, por meio de eleições simuladas – com candidatos fictícios – e eleitores convidados.

Além da capital paranaenses, os testes vão acontecer em São Paulo (SP) e em Valparaíso de Goiás (GO). Em Curitiba, as tecnologias serão apresentadas em dois locais da PUCPR, no Prado Velho. De acordo com o TSE, as empresas devem apresentar alternativas inovadoras que garantam a segurança da votação, a proteção ao sigilo do voto e a eficiência. Os testes podem auxiliar a Justiça Eleitoral a desenvolver novas formas de votação para o futuro.

Os participantes do chamamento público também devem considerar as desigualdades da sociedade brasileira, a fim de apresentar alternativas viáveis, econômicas, acessíveis e democráticas. O TSE esclarece que não há mudanças previstas para as Eleições 2020. Por isso, os testes acontecem em ambiente simulado com candidatos fictícios. Embora considere a parceria com empresas privadas, o Tribunal Superior Eleitoral reforça que todo o processo eleitoral permanece sob controle absoluto da Justiça.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem