PolíticaEleições 2020

Eleições: 21% dos eleitores são idosos em Curitiba

 Eleições: 21% dos eleitores são idosos em Curitiba

(Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Cerca de 21% dos eleitores de Curitiba são idosos e fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a capital soma 285.077 eleitores acima de 60 anos. Por conta da pandemia, a orientação do Tribunal é que esse público vote preferencialmente no período de 7h às 10h.

A coordenadora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Rubiane Kreuz (CREUS), explica que os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Conforme o TSE, todas as seções eleitorais terão álcool gel e os mesários receberão máscaras e escudo facial. Além disso, cartazes serão afixados com os procedimentos de segurança. Além da máscara, cada eleitor deve levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos (a “cola eleitoral”) para que o voto seja feito o mais rápido possível.

Caso o eleitor apresente sintomas da Covid-19 dias antes do pleito ou tenha sido diagnostico com a doença, ele não deve ir votar.

Antes de sair de casa para votar, a orientação é que o eleitor verifique o local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. Essa checagem pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo Portal do TSE.

O pleito ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, onde houver. Neste ano, além dos cuidados sanitários o período para votação foi ampliado: as seções eleitorais serão abertas às 7h da manhã e seguirão até às 17h.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem