PolíticaEleições 2020

Eleições: informação deve ser aliada para escolha do voto nessas eleições, orienta MP

 Eleições: informação deve ser aliada para escolha do voto nessas eleições, orienta MP

Foto: divulgação/MPPR

1604694659eleicoes
Foto: divulgação/MPPR

Há seis dias das eleições, a informação pode ser aliada para aqueles eleitores ainda indecisos e que não definiram o voto. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão habilitados para concorrer ao pleito deste ano no Paraná 1.341 candidatos a prefeito e 33.863 a vereador. Desse total, 1.565 já ocupam um cargo eletivo e buscam se reeleger.

Para o procurador de Justiça Armando Antônio Sobreiro Neto, coordenador das Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Paraná (MPPR), o período de campanha eleitoral, que segue até a véspera da eleição, é a oportunidade para o eleitor conhecer os candidatos.

Entre as orientações para definir o voto, está o aprofundamento no histórico político do candidato, caso ele já tenha ocupado um cargo público eletivo. Além disso, é importante buscar nos candidatos afinidades de pensamentos, para ter certeza se correspondem aos mesmos valores que o eleitor.

Para informações básicas a respeito dos candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral oferece pela internet o serviço de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais pelo endereço: divulgacandcontas.tse.jus.br/ No site, é possível consultar um perfil geral de todos os candidatos que disputam uma vaga de prefeito ou vereador no estado. Mais informações relacionadas às eleições no estado também podem ser acessadas no site do Ministério Público do Paraná (site.mppr.mp.br/eleicoes2020).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem