PolíticaEleições 2016

Eleitores de três cidades paranaenses voltam às urnas neste domingo

Quase às vésperas do segundo turno das eleições municipais, programado para este domingo (30), três cidades paranaenses se preparam para mais um dia de votação. São elas a capital, Curitiba, também Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e Maringá, que fica no Noroeste. Por causa das ocupações de escolas estaduais, desta vez o pleito vai contar com o apoio de tropas federais – medida aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral atendendo a um pedido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral. A ideia é resguardar o processo de escolha dos prefeitos mesmo em meio aos protestos dos estudantes contra a reforma do Ensino Médio prevista em uma Medida Provisória do governo federal. Os jovens também são contrários à PEC que congela os gastos da União por 20 anos.

Outra providência tomada pelo TRE como consequência das ocupações foi a alteração de 206 locais de votação. Desse total, 147 ficam em Curitiba, 32 são em Maringá e 27 em Ponta Grossa. Essa operação demandou um grande esforço logístico do Tribunal e ainda gerou um gasto extra de R$ 3 milhões. O gasto a mais representa cerca de 15% em relação ao custo original que, segundo o presidente do órgão, Luiz Fernando Tomasi Keppen, é de aproximadamente R$ 22 milhões.

O montante a mais foi disponibilizado pelo TSE também a pedido do órgão regional. Em todo o Estado, a mudança impacta mais de 700.300 eleitores que vão votar em locais provisórios. São pouco mais de 533.700 votantes de Curitiba, cerca de 102.500 de Maringá e aproximadamente 64 mil de Ponta Grossa.

Além disso, desde a última quarta-feira, dia 26, ninguém pode ser preso ou detido no Estado a não ser em casos de flagrante delito. Essa regra faz parte do Código Eleitoral, que prevê que nos cinco dias antes da realização do segundo turno e até 48 horas depois, os eleitores não podem ser presos.

eleicoes-2016

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.