Em dez anos, número de trabalhadores estrangeiros triplicou em Curitiba

 Em dez anos, número de trabalhadores estrangeiros triplicou em Curitiba

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O número de trabalhadores estrangeiros mais que triplicou nos últimos dez anos em Curitiba. Segundo dados do Ministério do Trabalho, entre 2007 e 2016 foram 3.464 pessoas trabalhando na capital, contra 1.059 na última década.

Desse total, 1.911 estavam no setor de serviços, seguido pelo comércio, indústria e construção civil. Quase 40% dessa população era formada por haitianos, mas há também argentinos, paraguaios, portugueses, chilenos e venezuelanos que vêm para a cidade em busca de uma vida melhor. Com esse aumento, a Prefeitura de Curitiba vem adotando políticas para essa população, desde acolhimento e orientação, até a intermediação de mão de obra, confecção de carteira de trabalho e capacitação.

Dados da Fundação de Ação Social (FAS) mostram que 379 estrangeiros foram atendidos na Casa da Acolhida e do Regresso no ano passado. Até maio deste ano já passaram pelo local 176. Um mapeamento do perfil desse trabalhador mostra que eles são na maioria do sexo masculino, tem entre 30 e 39 anos e mais de 50% tem ensino médio completo. Os trabalhos que mais tiveram colocações de estrangeiros foram de faxineiro e de auxiliar de serviços de alimentação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem