Em quase 5 anos, 426 pessoas foram denunciadas pela Lava Jato

 Em quase 5 anos, 426 pessoas foram denunciadas pela Lava Jato

Foto: divulgação/PF

Perto de completar cinco anos de existência, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná ofereceu até o momento 91 denúncias contra 426 pessoas. As primeiras acusações ocorreram em abril de 2014.

Entre os crimes denunciados estão lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O balanço das ações chama a atenção. Ao todo, já foram proferidas 50 sentenças, gerando 242 condenações contra 155 pessoas. O total de penas ultrapassa 2.242 anos de prisão.

Segundo o Ministério Público Federal, cerca de R$ 2,5 bilhões recuperados do esquema de corrupção, foram devolvidos a Petrobras pela força-tarefa. No dia 17 de março de 2014, a Polícia Federal deflagrou a primeira etapa da Lava Jato, a partir de investigações iniciadas em 2009. À época, o foco inicial eram crimes de lavagem de dinheiro cometidos em Londrina, no norte do Paraná, relacionados ao ex-deputado federal José Janene, e aos doleiros Alberto Youssef e Carlos Habib Chater.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem