Em um ano, emissão de novas CNHs cai 83% no Paraná

 Em um ano, emissão de novas CNHs cai 83% no Paraná

(Foto: Divulgação/Detran-PR – arquivo

No Paraná, o número de novos motoristas caiu 83% no último ano. Em 2020, foram emitidas 15.262 primeiras habilitações. Já em 2021, foram 2.557. Os dados são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e apontam para uma queda cada vez mais expressiva. Em dezembro de 2019 foram 2.526 novas habilitações. Número bem maior do que o registrado em dezembro de 2020, que caiu para 412.

No ano passado, no mesmo mês, foram apenas 147 CNH emitidas. Para o professor e especialista em trânsito Alessandro Coelho, a prioridade aos estudos e ao trabalho, o alto valor cobrado pelas aulas teóricas e práticas de direção, além das taxas do Departamento de Trânsito (Detran), estão entre os principais fatores que causam o desinteresse.

Conforme o Detran, quase a totalidade dos processos de primeiras habilitações são feitos por pessoas entre 18 e 20 anos. A baixa nas buscas pela CNH foi, ainda, acentuada pela dificuldade com o agendamento para as provas no Detran, suspensas por causa da pandemia. A queda brusca no número de habilitações é percebida especialmente entre os meses de março e abril de 2020, quando o Paraná enfrentou um dos piores momentos da pandemia. A redução de março (1.997) para abril (44) foi de 97,8%.

Em média, o processo completo para tirar a habilitação soma mais de R$ 3 mil para categorias A e B.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem