ParanáGeral

Em um mês, mais de 70 tartarugas encalharam no Paraná

Em comparação com o mesmo período de 2020, o aumento foi de 1150%

 Em um mês, mais de 70 tartarugas encalharam no Paraná

Gabriel Fonseca – LEC/UFPR

Mais de 70 tartarugas marinhas encalharam no litoral do Paraná no mês passado, dezembro de 2023. Um aumento de 1150% em comparação com o mesmo período de 2020, quando foram registrados seis encalhes. A presença dos animais na costa paranaense é comum nesta época, principalmente para alimentação e desenvolvimento, porém o número elevado das ocorrências requer atenção.

Conforme especialistas, se tratando de adultos, o encalhe interfere diretamente na manutenção da espécie no oceano Atlântico Sul. Do total de registros, 43 eram tartarugas-cabeçudas, 27 tartarugas-verde, duas tartarugas-oliva e uma tartaruga-de-pente. Dos 75 animais, apenas dois foram resgatados com vida.

A bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conversação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), Camila Domit, explica que foi possível identificar que os animais tiveram uma interação negativa com a atividade pesqueira.

Medidas para reduzir os impactos já são avaliadas e testadas na costa brasileira, já que a atividade pesqueira é importante socialmente e economicamente para diversos trabalhadores.

Reduzir a captura acidental na pesca é um dos principais objetivos do Plano Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas. O PAN quer aprimorar a pesquisa e envolvimento da sociedade na conservação dessas espécies.

Camila reforça que a equipe do LEC-UFPR é responsável pelo monitoramento da biodiversidade e pede para que a população entre em contato quando avistar um animal encalhado.

Você pode entrar em contato com o laboratório pelo telefone 0800 642 33 41.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Mirian Villa

Turismo marítimo impulsiona economia no litoral

Turismo marítimo impulsiona economia no litoral

Até o final do verão, 40 mil turistas devem passar pela região

Litoral do Paraná registra alagamentos

Litoral do Paraná registra alagamentos

Paranaguá teve 76 milímetros de chuva neste domingo (25)

Segunda tem temperatura mais amena e chuva em Curitiba

Segunda tem temperatura mais amena e chuva em Curitiba

No interior, área de instabilidade se concentra na região norte e causa chuvas irregulares