Empatia exige visão aprofundada da sociedade; oficina em Curitiba promove discussões sobre o tema

 Empatia exige visão aprofundada da sociedade; oficina em Curitiba promove discussões sobre o tema

(Foto: divulgação/ associação Nariz Solidário)

(Foto: divulgação/ associação Nariz Solidário)

Poucos tem a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender sentimentos e emoções de outra pessoa. Isso se chama empatia. Na psicologia, o tempo é considerado uma “espécie de inteligência emocional” que compreende a perspectiva psicológica das outras pessoas.

Segundo a psicoterapeuta comportamental, Juliana Rodrigues, a empatia acontece após a experimentação de reações emocionais por meio da observação da experiência dos outros.

A empatia pode ser exercida por todo ser humano, mas costuma ser manifestada em algumas situações e por pessoas específicas. Com o objetivo de exercitar a capacidade de se sentir no lugar do outro, uma oficina está com inscrições abertas em Curitiba. O encontro está marcado para o próximo dia 22 de Março, e segundo um dos organizadores, Eduardo Roosevelt, o objetivo é através de troca de ideias com bom humor compreender as alegrias e angústias daqueles que estão em volta.

A oficina é promovida pela Associação Nariz Solidário, que a partir da arte do palhaço, se propõe a ser agente de transformação e humanização de pessoas, em ambientes que necessitam de escuta, atenção e cuidados como em hospitais por exemplo. Atualmente a associação mantém visitas semanais a três hospitais da rede pública, dentre eles o Hospital Universitário Cajuru e o Hospital Infantil de Campo Largo.

As inscrições para oficina de empatia podem ser feita pelo site narizsolidario.org/ O endereço direto também está disponível no site da BandNews FM Curitiba.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem