COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Com planejamento e boa administração de estoque é possível lucrar o ano inteiro.

 Empreender em negócios sazonais é um grande desafio

Foto: Freepik

Existem vários fatores que impactam um negócio e um deles é a sazonalidade. Portanto, ao escolher uma proposta para empreender, é preciso ficar atento às demandas que flutuam de acordo com a época do ano. Algumas empresas, por exemplo, podem trazer ótimas oportunidades em alguns meses, enquanto em outros deixam a desejar.

De acordo com uma pesquisa da Constant Contact, metade das pequenas empresas depende das vendas de final de ano, que chegam a representar um quarto da receita anual. Esses negócios experimentam um forte ritmo durante a alta temporada, seguido por um período de lentidão significativa nos demais meses do ano.

Portanto, para compreender as vantagens e desvantagens de negócios sazonais é importante que os empresários entendam o que constrói essa sazonalidade. Acontece que a demanda dos consumidores muda de acordo com as suas necessidades.  Assim, eles são influenciados por diversos fatores. Um bom exemplo para descrever essa questão são as estações do ano. É comum que as pessoas comprem de acordo com um impulso ou carência momentânea, como precisar de roupas de frio no inverno ou de ventiladores no verão. 

Dessa forma, é importante que os empresários acompanhem as tendências para oferecer uma maior variedade de serviços, sempre de acordo com a busca dos consumidores. Ao calcular corretamente os investimentos e custos do negócio, dá para conseguir uma boa margem de lucro, oferecendo produtos diversos. 

O controle de estoque é um desafio em qualquer negócio, seja voltado à venda de produtos ou oferta de serviços. Sempre há a necessidade de repor itens que fazem a empreitada funcionar.

Só que os negócios sazonais enfrentam mais dificuldades para controlar a quantidade de produtos disponíveis. Isso porque os itens podem encalhar, estragar – principalmente se forem alimentos -, perder a relevância para o mercado no caso de tendências e modismos, entre outros problemas.

O ideal é pensar em produtos alternativos que irão prevenir o acúmulo de estoque e, portanto, a paralisação dos lucros. Além disso, ao reduzir o estoque de produtos específicos unicamente à quantidade estimada a ser vendida, se evita que os produtos encalhem.

Por fim, o sucesso em negócios sazonais depende de conexões genuínas, de um excelente atendimento ao cliente e da identificação de oportunidades ocultas. Portanto, a sazonalidade não precisa restringir um negócio, mas pode ser uma oportunidade para construir uma marca forte e sustentável durante todo o ano.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin