Empresas vão fazer um estudo com a URBS para definir destino de verba economizada após fim da dupla função

Os motoristas das 66 linhas que operam com micro-ônibus em Curitiba não vão mais receber a gratificação que era paga pelo acúmulo de função como cobrador. A medida vale a partir dessa sexta, data em que começa a valer o pagamento exclusivo com o cartão transporte. Cada motorista ganhava cerca de R$180 pelo trabalho a mais. Mas o valor variava, pois a remuneração extra é relativa ao trabalho efetivo na dupla-função. Mas como a linha em que os motoristas trabalham pode variar, não é em todos os dias que eles trabalhavam em ônibus sem o cobrador. No total o valor representa 0,14% (R$ 0,0045) no custo total da tarifa. Ou seja, menos de um centavo. Segundo o presidente do sindicato das empresas (Setransp), Mauricio Gulin, vai ser feito um estudo junto com a URBS para analisar no que a verba que vai ser economizada vai ser aplicada.

Por causa das mudanças, a partir dessa sexta, todos os embarques na linha Circular Centro, inclusive de pessoas isentas de pagamento, vão ser feitos pela porta da frente, onde se encontram os validadores de cartões. Segundo o Setransp, equipes devem ficar de plantão para resolver imprevistos com a adaptação.

O fim da dupla-função era uma reivindicação antiga dos motoristas e cobradores de Curitiba. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem