Nacionaleducação

‘Enem dos Concursos’: especialista dá dicas para inscritos

No Paraná, mais de 75 mil pessoas farão as provas no domingo (5)

 ‘Enem dos Concursos’: especialista dá dicas para inscritos

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Mais de 75 mil pessoas fazem os últimos preparativos antes das provas do Concurso Público Nacional Unificado no Paraná. Em todo o Brasil são mais de 2,1 milhões de inscritos. O “Enem dos Concursos” oferta simultaneamente 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As provas serão realizadas no domingo (5) em nove cidades do Paraná, em 76 endereços diferentes. O professor João Viana, especialista na preparação de alunos para concursos públicos, orienta que os candidatos se atentem ao edital e estudem provas anteriores.

Para os cargos de nível superior, o concurso pode ter até três etapas. A primeira inclui a prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva. Para todos os sete blocos que exigem diploma universitário, serão 20 questões de conhecimentos gerais, que incluem temas como políticas públicas, democracia e cidadania. As outras 50 questões são de conhecimentos específicos, que vão cobrar conteúdos de acordo com cada edital.

Todas as provas são divididas em cinco blocos temáticos de conteúdo, sendo uma única prova para cada edital, independentemente do cargo. Mas, para cada especialidade, o peso de cada parte da prova muda. Com isso, a pessoa pode ter notas diferentes para cada cargo que concorre. Será corrigida a prova discursiva do candidato que tiver a pontuação mínima na prova objetiva, de 40% de acertos, dentro do número de nove vezes o número de vagas de cada cargo.

A segunda etapa, quando houver, é a prova de títulos, de caráter apenas classificatório, quando devem ser apresentados os comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado, por exemplo. Já a terceira etapa é o Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório. São os casos em que a pessoa precisa fazer um curso para aprender as funções do cargo.

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda que os candidatos levem o cartão de inscrição impresso no dia da prova, junto com um documento com foto e caneta preta transparente. As provas serão aplicadas de manhã e à tarde. O tempo mínimo de permanência nos locais de avaliação em ambos os turnos é de duas horas.

Caso o candidato saia antes, será eliminado. Informações como número de inscrição, data, hora e local de prova, além do registra para eventual direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, estão disponíveis para consulta na internet, pelo site oficial do concurso.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Mudanças Climáticas: entenda a realidade dos eventos extremos

Mudanças Climáticas: entenda a realidade dos eventos extremos

2023 foi o ano mais quente registrado, de acordo com relatório da OMM

Novo DPVAT deve custar R$ 50 por ano a motoristas

Novo DPVAT deve custar R$ 50 por ano a motoristas

Tributo foi sancionado na última semana pelo Governo Federal e passa a valer em 2025

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Etapa inclui dívidas vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022

Carreta com doações é apreendida com 52kg de cocaína

Carreta com doações é apreendida com 52kg de cocaína

Caminhão com placas de Cascavel transportava aproximadamente 20 toneladas de donativos