ParanáGeral

Energia solar pode reduzir até 90% da tarifa de energia

Mesmo com a cobrança da chamada taxa Fio B, setor continua crescendo

 Energia solar pode reduzir até 90% da tarifa de energia

Foto: divulgação

O Paraná é o quarto estado do país com potencia de energia solar instalada, o que representa quase 10% da produção do Brasil. O estado fica atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. A energia fotovoltaica é uma alternativa de consumo sustentável e que impacta diretamente do bolso do usuário. O Lucas Tomaselli, diretor da Mepen Energia, explica que a redução da tarifa de energia pode cair em 90%.

Em 7 de janeiro deste ano começou a valer o Marco Legal da Geração Distribuída. Ou seja, novos projetos de geração de energia solar são taxados pelo uso da rede de distribuição a chamada taxa Fio B, como explica Lucas.

Quem já possuía sistema em operação, ou solicitou a homologação até 6 de janeiro deste ano, garantiu a isenção do pagamento deste custo de transmissão até 2045. Mesmo com a cobrança do imposto o mercado tem crescido. No ano passado, o potencial instalado no Brasil deste tipo de geração praticamente dobrou, passando de 14.154 MW, em 2021, para cerca de 24.000 MW, em 2022. O setor ainda projeta crescimento para 2023.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o potencial total de energia elétrica instalada no Brasil, a geração por painéis fotovoltaicos responde por 11,6%. É a segunda matriz elétrica em potencial instalado no país, ficando atrás apenas da geração de energia por usinas hidráulicas, que representa 50,7%.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Fabrizio Reusing

“Jogo do tigrinho”: dois são presos em operação na RMC

“Jogo do tigrinho”: dois são presos em operação na RMC

Segundo polícia, um terceiro investigado está foragido em Dubai

Carro é flagrado a 213 km/h na BR-376

Carro é flagrado a 213 km/h na BR-376

Registro foi feito por radar móvel da PRF durante ação de fiscalização em Tibagi

Instabilidade aumenta no Paraná nesta segunda

Instabilidade aumenta no Paraná nesta segunda

Frente fria avança e deve causar queda das temperaturas no estado