Entrada de variante indiana da Covid-19 no Paraná preocupa especialistas

 Entrada de variante indiana da Covid-19 no Paraná preocupa especialistas

(Foto: divulgação/Unsplash)

A mais nova variante do coronavírus – a indiana, apontada por especialistas como uma das mais graves, chegou ao Brasil nos últimos dias. Segundo o Ministério da Saúde, já são sete casos confirmados e outros três suspeitos.

No Paraná, a maior preocupação é que a cepa, já presente na Argentina, possa se tornar um problema para o estado. Segundo a infectologista, doutora em Ciências e professora da Universidade Positivo, Viviane de Macedo, essa variante possui 13 mutações, algumas delas são consideradas preocupantes já que podem aumentar a capacidade de transmissibilidade.

A variante já foi oficialmente detectada em 49 países, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o documento, a nova cepa é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves da Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.

Além da variante indiana, as mutações de Manaus, do Reino Unido e da África do Sul também são consideradas de atenção em todo o mundo porque podem ser mais transmissíveis ou provocar casos mais graves.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos