Equipe de Curitiba vai a NY apresentar projeto que facilita acesso à Justiça

 Equipe de Curitiba vai a NY apresentar projeto que facilita acesso à Justiça

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Uma ferramenta que tem o objetivo de facilitar o acesso da população à Justiça está sendo desenvolvido em Curitiba. Inicialmente, o serviço atenderá casos que envolvem a área da telefonia – como cobranças indevidas, taxas abusivas ou mudanças não solicitadas de plano. Chamada de “Rui App”, a aplicação está em fase de desenvolvimento e chegou à final da maior competição do mundo voltada para a tecnologia e o Direito.

Um dos integrantes do Projeto Rui conta que a equipe é formada por sete integrantes (advogados, programadores, designers e marqueteiros), todos radicados em Curitiba, com idade média de 25 anos. Eles se encontraram numa hackathon promovida pela OAB e identificaram um problema que a tecnologia poderia ajudar a resolver: a grande quantidade de consumidores que deixa de acionar a Justiça quando o valor da causa é considerado pequeno.

Integrante do projeto, Yan Mello explica que muitas causas envolvendo empresas de telefonia deixam de ser formalizadas devido à dificuldade e os custos:

O Projeto Rui desenvolveu um robô capaz de identificar os problemas do consumidor por meio de um questionário simples. Acessando o site da ferramenta, o cidadão responderá perguntas básicas sobre o conflito. Depois disso, o próprio sistema analisará as faturas para formular uma petição:

A ferramenta ainda vai oferecer um sistema para que o consumidor consiga acompanhar de forma simplificada o andamento do processo:

O Projeto Rui deve ser lançado no segundo semestre deste ano, a partir de julho. O nome escolhido para a ferramenta é uma homenagem ao jurista Rui Barbosa de Oliveira, lembrado na história como um defensor da Jutiça.

No dia 4 de maio, a equipe parte de Curitiba para Nova Iorque, onde defenderá o projeto no maior evento voltado para o Direito e a Tecnologia do mundo. O grupo está entre os 12 finalistas do evento, que neste ano reuniu mais de seis mil participantes, em 24 países e cinco continentes.

Reportagem: Angelo Sfair

(Foto: divulgação)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem