Escolas estaduais do Paraná receberam 33,2 milhões de reais para obras de infraestrutura

Desde o início do ano, as escolas estaduais do Paraná usaram pouco mais de 33 milhões de reais do fundo rotativo para obras de infraestrutura. O programa de melhorias recebeu uma cota especial no final do ano passado. Os recursos são destinados para a compra de alimentos ou reformas. Com o fundo rotativo, a secretaria estadual da Educação procura reduzir a burocracia dos repasses, o que dá agilidade para reparos considerados urgentes.

Durante o ano, o fundo é contemplado com 14 cotas de uso geral e uma cota especial destinada aos programas e projetos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). O diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, afirma que os recursos do fundo rotativo contribuem para a melhoria do ambiente escolar:

O diretor do Colégio Estadual do Campo Jandaia do Sul, Vladimir Arcarde, destaca que o fundo rotativo é a maior estrutura financeira disponibilizada para as escolas públicas. Ele avalia que os recursos descentralizados dão autonomia para que a comunidade escolar como um todo defina as prioridades:

Além de dar agilidade para a compra de materiais de expediente, pedagógicos e de limpeza, os recursos do fundo rotativo também podem ser utilizados para pequenos reparos na infraestrutura. Entre eles, a instalação de climatizadores ou a compra de material para pintura. Dentro do programa “Escola Bonita”, o fundo também permite intervenções pontuais em ambientes de uso compartilhado, como bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem