NacionalGeral

Esquema bilionário de notas fiscais falsas é alvo de operação

R$ 4 bilhões é o montante movimentado pelo grupo no Paraná em outros três estados

 Esquema bilionário de notas fiscais falsas é alvo de operação

Foto: divulgação

Investigados pela emissão de R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas, por meio de empresas que atuam com sucatas, foram os alvos da operação Gauteng, realizada nesta terça-feira (16) no Paraná e em outros três estados. A operação conjunta, da Receita Federal e Polícia Federal, aconteceu também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão em empresas e em residências de pessoas que participam do esquema. As investigações apontaram que três grupos criminosos, com 80 pessoas, utilizavam notas fiscais falsas para burlar a fiscalização, sonegar impostos e ‘esquentar’ mercadorias roubadas. As notas eram emitidas por empresas de fachada. O auditor fiscal Marcelo Izaguirre da Silva, da Receita Federal, diz que a investigação começou após o cruzamento de dados, que apontaram os primeiros indícios de irregularidades.

Também foi apurado que, além de operações com sucatas, o operador do esquema movimentou bilhões de reais em notas fiscais de ouro.

Veja mais:

Há suspeita de que as transações possam estar relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos e outros delitos. A operação desta terça-feira contou com a atuação de 280 agentes. Gauteng, como foi batizada a operação, é também o nome de uma província da África do Sul e, na língua local, significa ‘lugar do ouro’.

Avatar

Izabella Machado

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Lances poderão ser feitos até o dia 30 deste mês