“Está vindo a conta-gotas”, diz Beto Preto sobre vacinas contra covid-19

 “Está vindo a conta-gotas”, diz Beto Preto sobre vacinas contra covid-19

Foto: Antonio Americo/SESA

astrazeneca-vacina
Foto: Antonio Americo/SESA

102.500 novas doses da vacina contra o coronavírus chegaram ao Paraná na manhã de hoje (quarta, 24). Esta é a remessa do imunizante da Universidade de Oxford, produzido em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz.

O Ministério da Saúde também confirmou o envio de outras 64.800 doses da CovonaVac, desenvolvida pela Sinovac junto do Instituto Butantan. Ao todo, 167.300 doses são esperadas até o fim da semana. Inicialmente, a Secretaria da Saúde do Paraná esperava receber 200 mil doses, mas na noite desta terça-feira (23) foi confirmada a informação de que a remessa será menor.

Durante a entrega do lote, no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, destacou que estes lotes são para aplicação de primeira dose – ou seja: não serão reservados para a aplicação do reforço do imunizante.

Mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza estados e municípios a comprarem e fornecerem as vacinas à população, o secretário afirmou que o Paraná deve continuar dependente do Ministério da Saúde.

O Paraná recebeu até o momento 538.900 doses de vacinas contra o coronavírus. Com as novas remessas, serão 706.200 doses entregues ao Estado desde o começo da imunização. 286.837 pessoas foram vacinadas.

Essas novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos prioritários, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a linha do Plano Nacional. Nesta primeira etapa, continuarão a ser imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes e idosos com mais de 80 anos. Pelo plano, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão do Paraná é de vacinar cerca de 4 milhões de pessoas até maio de 2021.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos