Estabelecimentos mostram pouco interesse em acessibilidade

Apenas 30 estabelecimentos de Curitiba procuraram a Prefeitura para melhorar a acessibilidade. Há dois anos, o executivo oferece uma consultoria gratuita, mas poucos empresários se interessam em adaptar a estrutura para atender quem tem deficiência ou alguma dificuldade de locomoção. Engenheiros e arquitetos da Prefeitura indicam qual melhor projeto para garantir que as lojas, restaurantes, cafés, entre outros, tenham condições totais de receber qualquer tipo de público. O secretário especial da pessoa com deficiência, Irajá de Brito Vaz, lamenta o baixo interesse dos empresários em garantir a acessibilidade. Ele cita alguns exemplos de adaptações que a maioria dos bares e restaurantes não têm e que são muito importantes para os clientes com deficiência.

Quem tem o estabelecimento adaptado, garante que a iniciativadá certo. O dono do New York Café, que foi inaugurado há duas semanas na Rua XV de Novembro, Luiz Santos, conta que deu muito trabalho fazer um projeto que respeitasse a acessibilidade, mas o investimento valeu a pena.

Segundo dados do IBGE de 2010, Curitiba tem 355 mil pessoas com deficiência.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2