Estiagem começa a comprometer o abastecimento de água em municípios do Sudoeste do Paraná

 Estiagem começa a comprometer o abastecimento de água em municípios do Sudoeste do Paraná

Foto: divulgação/Sanepar

Foto: divulgação/Sanepar

A estiagem começa a causar problemas nos sistemas de abastecimento de cidades da região Sudoeste do Paraná. Segundo informações do governo do Estado, o município de Dois Vizinhos é o que mais preocupa. A vazão dos poços e do Rio Girau Alto caiu em 50% e já começa a comprometer o abastecimento nos períodos de maior consumo.

A Sanepar estuda a possibilidade de adotar medidas para fornecer água de forma alternada na cidade. Os rios e poços que abastecem as cidades de Planalto, Capanema, Pérola do Oeste, Salto do Lontra, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste, Flor da Serra do Sul e de Nova Prata do Iguaçu estão com volume de água 40% menor que nos períodos normais.

Nos sistemas de Renascença, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Bom Jesus do Sul, a redução da vazão chega a 30%. O mesmo ocorre com os distritos de Conciolância, em Pérola do Oeste, e Centro Novo, em Planalto. Em Nova Concórdia, no município de Francisco Beltrão, o manancial teve a vazão reduzida em 25%.

A recomendação é para que os consumidores adotem hábitos de uso racional, com prioridade para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem