Estudantes revitalizam áreas verdes em escola de Pinhais

 Estudantes revitalizam áreas verdes em escola de Pinhais

Secretaria Estadual de Educação do Paraná; CEEP Newton Freire Maia, curso de Meio Ambiente com o projeto de revitalização de áreas verdes do colégio. 17-04-18. Foto: Hedeson Alves

(Foto: Hedeson Alves/AEN)

Estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, na Grande Curitiba, estão transformando os espaços de convivência da escola e da comunidade. Há dois anos, vinte e um alunos participam de um projeto de revitalização de áreas verdes.

A iniciativa nasceu de uma intensa pesquisa científica e engloba atividades práticas baseadas nas disciplinas que integram o currículo dos cursos. As atividades são supervisionadas pelos professores. A coordenadora do curso, Luciene Soares, destaca que a iniciativa surgiu dos próprios alunos.

Os alunos decidiram colocar os dados coletados em prática em espaços que não eram usados. O primeiro passo foi elaborar um estudo sobre a história da região para descobrir como o solo era utilizado e definir ações para corrigir as necessidades de nutrientes para o cultivo de novas plantas.

Em seguida, eles elaboraram um projeto de compostagem e de produção de humos para fertilizar o solo. O resultado foi o nascimento de um lindo canteiro com mudas de plantas nativas. O aluno Giliarde Feitosa, de 16 anos, comenta que a prática melhora – e muito – o aprendizado.

A entrada da escola mudou completamente depois da iniciativa dos alunos. A fachada ganhou novos canteiros com diferentes tipos de flores, com espécies ornamentais e um espaço dedicado à pesquisa científica relacionada a questões ambientais, além de uma estação meteorológica.

(Foto: Hedeson Alves/AEN)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem