Estudo pode indicar células-tronco como instrumentos no tratamento de pacientes com Covid-19

 Estudo pode indicar células-tronco como instrumentos no tratamento de pacientes com Covid-19

Foto: divulgação/Unsplash

Um novo estudo pode indicar a utilização de células-tronco como aliadas no tratamento de pacientes com coronavírus. É o que pretende uma série de testes clínicos que serão realizados nas próximas semanas em 60 pacientes em Curitiba e em mais 3 cidades do país. O estudo recebeu na última semana o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e poderá avaliar a segurança do potencial tratamento. A pesquisa é patrocinada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Segundo um dos coordenadores do estudo, Paulo Brofman, 15 pacientes já foram tratados com células-tronco e tiveram redução dos impactos da infecção.

Ao todo, conforme a Anvisa, 60 pacientes com pneumonia viral causada pela Covid-19 confirmada por testes RT-PCR, em situação moderada ou grave, participarão do estudo. Os centros clínicos que farão a pesquisa em Curitiba serão o Hospital do Trabalhador, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

Além disso, o Hospital Espanhol (Salvador/BA), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Porto Alegre/RS) e o Instituto Nacional de Cardiologia (Rio de Janeiro/RJ) também farão parte do estudo. Conforme o pesquisador e coordenador, as células-tronco vêm do cordão umbilical e agem diretamente na inflamação do pulmão, que é a causa mais frequente de complicação no caso do coronavírus.

Além disso, o vírus não consegue penetrar nesse tipo de células-tronco o que garante uma maior efetividade do tratamento.

Conforme a Anvisa, os dados coletados durante o ensaio clínico serão supervisionados por um comitê independente de monitoramento de segurança, formado por especialistas independentes de diversas áreas do conhecimento.

Para uso direto na população, é necessário que haja a comprovação da segurança, eficácia e qualidade dos produtos. Durante a fase de desenvolvimento e por meio de pesquisas controladas serão definidas as indicações clínicas, as principais reações adversas observadas, os cuidados especiais com o paciente durante e após o uso, bem como os atributos críticos da qualidade do produto. Ainda segundo a Anvisa, por enquanto, no Brasil, não há registro ou aprovação de produtos de terapia avançada à base de células para nenhuma das fases da Covid-19.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos