Política

Ex-deputado Boca Aberta é preso em flagrante com arma ilegal

Ele foi detido durante cumprimento de mandados em uma investigação sobre um esquema de “rachadinha”

 Ex-deputado Boca Aberta é preso em flagrante com arma ilegal

Foto: Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Boca Aberta foi preso em flagrante na manhã de hoje (quarta, 19), em Londrina, no norte do Paraná, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Ele é investigado pelo suposto desvio de dinheiro de assessores parlamentares, o que configura o crime de concussão, em um esquema conhecido como “rachadinha”.

Embora não houvesse um mandado de prisão contra Emerson Petriv, o ex-parlamentar foi preso porque estava ilegalmente em posse de uma arma de fogo, que também foi apreendida.

As ordens judiciais foram cumpridas por dois grupos especializados do Ministério Público, o Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Em um áudio divulgado pelo Ministério Público, o promotor Renato de Lima Castro explica que o ex-deputado Boca Aberta usava as redes sociais de forma criminosa, com o objetivo de intimidar as testemunhas e atrapalhar as investigações. Segundo MP, entre as vítimas estão ex-assessores parlamentares que denunciaram o esquema de “rachadinha” no antigo gabinete:

O Gepatria informou que, durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares e computadores, além da arma de fogo ilegal que levou o ex-deputado à prisão em flagrante. A 3ª Vara Criminal de Londrina, que autorizou as apreensões, também determinou que Boca Aberta passe a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

Veja mais:

Emerson Petriv também foi proibido de manter contato com ex-assessores e testemunhas do processo criminal que apura a prática de “rachadinha”, seja pessoalmente ou pela internet, via redes sociais ou aplicativos de mensagens. Boca Aberta também deve cumprir uma ordem restritiva que o impede de se aproximar a menos de 200 metros de distância das vítimas. A reportagem tenta contato com Boca Aberta e aguarda o retorno das ligações.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Em 2023, foram mais de 23 mil litros doados, mas quantidade ainda é insuficiente

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Oportunidades exigem experiência. Inscrições são feitas pela internet

Segunda tem temperaturas amenas e tempo firme no Paraná

Segunda tem temperaturas amenas e tempo firme no Paraná

Em Curitiba, nebulosidade permanece, mas não deve chover