Política

Ex-ministro José Dirceu deve ser trazido para Complexo Médico Penal após se entregar em Brasília

 Ex-ministro José Dirceu deve ser trazido para Complexo Médico Penal após se entregar em Brasília

O ex-ministro José Dirceu vai ser trazido para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Grande Curitiba, onde estão detidos outros presos da Lava Jato. Pouco depois das sete da noite (17), a juíza federal substituta, Gabriela Hardt, mandou que fosse expedida a ordem de prisão de Dirceu. Mais cedo (17), o Tribunal Regional Federal da Quarta Região, em Porto Alegre, tinha negado os embargos de declaração da defesa do ex-ministro.

Com isso, estavam esgotadas, na segunda instância, as possibilidades de recurso à decisão que condenou Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e envolvimento em organização criminosa. A pena deve ser cumprida em regime inicialmente fechado. O ex-ministro já ficou preso de forma preventiva por um ano e oito meses.

Desde maio do ano passado, Dirceu está em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica, depois que o Supremo Tribunal Federal autorizou que ele aguardasse em liberdade os recursos na segunda instância. No despacho em que mandou expedir a ordem de prisão, a juíza lembrou que a defesa de Dirceu informou que ele pretende se entregar para a execução provisória da pena.

Com isso, o ex-ministro deve se apresentar à carceragem da Polícia Federal, em Brasília, até hoje (18), às cinco da tarde. Os detalhes a respeito da entrega devem ser acertados pela defesa diretamente com a autoridade policial. Após a efetivação da custódia, Dirceu vai ser trazido para Curitiba. O ex-ministro ainda aguarda a manifestação dos tribunais superiores.

No entanto, esses recursos não têm efeito suspensivo. Por isso, a Justiça Federal do Paraná mandou prender Dirceu, com o esgotamento das possibilidades de apelação na segunda instância. No despacho, a juíza Gabriela Hardt ainda lembra que o ex-ministro pode ser transferido, mais uma vez, para o ‘Complexo Penitenciário da Papuda, no futuro, se for o caso’.

Dirceu já foi condenado em dois processos da Lava Jato e ainda responde a uma terceira denúncia. A pena de mais de 30 anos de prisão é a segunda mais pesada da Operação. Acima disso, apenas a sentença do ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, condenado a 43 anos de prisão. Dirceu participou da fundação do PT e chefiou a Casa Civil no governo Lula.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura