ParanáCidades

Ex-servidora da Educação é condenada por corrupção

Ela foi condenada nas investigações da Operação Quadro Negro

 Ex-servidora da Educação é condenada por corrupção

Foto: Fundepar

Uma secretária do então diretor da Superintendência de Desenvolvimento Educacional do Paraná foi condenada a três anos e três meses de prisão, em regime aberto, pelo crime de corrupção passiva, no âmbito das investigações da Operação Quadro Negro. A servidora também recebeu multa de dois mil e cem reais. Ainda cabe recurso da decisão da 9ª Vara Criminal de Curitiba. A sentença é desta quarta-feira (13). A Operação Quadro Negro foi deflagrada para apurar ilegalidades cometidas em construções e reformas de escolas, entre 2013 e 2015, no Paraná. A Superintendência era vinculada à Secretaria de Estado da Educação e foi extinta em 2019. O Ministério Público diz que a servidora, condenada por corrupção, recebeu vantagens indevidas de uma das empresas participantes do esquema criminoso. A Secretaria da Educação diz que ela se aposentou em 2016. O procurador de Justiça, Leonir Batisti, afirma que o valor foi recebido em 2014, como forma de “agradecimento e estímulo pelo atendimento privilegiado dispensado à empresa”.

A companhia, do ramo da construção civil, teria recebido recursos públicos para a realização de obras que não foram executadas. A denúncia também cita que os valores fraudulentos seriam pagos “para que a servidora, em razão da função, permanecesse praticando atos de ofício, recebendo direta e pessoalmente os protocolos da referida empresa, sabidamente fraudados, no intuito de agilizar o seu andamento”.

O diretor da Superintendência, a quem a servidora era subordinada, firmou acordo de delação premiada com o Ministério Público do Paraná em 2018. Ele é apontado como mentor do esquema de desvio de recursos. As apurações dizem que foram distribuídas vantagens indevidas, em benefício de agentes políticos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave