ParanáGeral

Exportação de carne suína à Coreia pode ser acelerada

Inspetores sul-coreanos devem visitar os frigoríficos e abatedouros paranaenses nos próximos meses

 Exportação de carne suína à Coreia pode ser acelerada

Foto: AEN

O início da produção para exportação de carne suína do Paraná para a Coreia do Sul deve ser acelerado nos próximos meses, com a visita dos inspetores coreanos no Estado. O governador Ratinho Júnior convidou nesta quarta-feira (15) a equipe da agência sanitária da Coreia do Sul para análise de produtos de origem animal e vegetal para que conheça os frigoríficos e abatedouros de suínos paranaenses.

Veja mais:

As tratativas brasileiras para habilitar a venda da proteína suína ao mercado sul-coreano já estão bem avançadas, mas o objetivo do Paraná é acelerar esse processo. Assim que os técnicos coreanos visitarem o Estado, com a aprovação deles, os suinocultores paranaenses poderão aumentar o volume da produção.

Para o governador Ratinho Júnior, o fato de o Paraná ter sido certificado pela Organização Mundial da Saúde Animal como área livre de febre aftosa colaborou para que o mercado asiático se aproximasse ainda mais do Estado.

A Coreia do Sul é o 8ª principal destino das exportações paranaenses. Desde 2019, o valor exportado praticamente dobrou de US$ 302 milhões para US$ 601 milhões. No ano passado, o Paraná foi o estado que mais exportou carne de frango ao país asiático.

De acordo com os dados do IBGE, o Paraná encerrou o ano de 2022 no segundo lugar no ranking nacional de abate de suínos, com 735 mil cabeças de porco abatidas a mais em relação a 2021. O número representou 20% de todo o abate nacional.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Apesar da presença de nuvens, maior parte do estado tem tempo firme

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)